domingo, 27 de abril de 2014

Mindfulness no Desporto, na Escola e na Vida - Gestão do Stress e da Ansiedade

Introdução:
A redução do stress e da ansiedade, a prevenção do síndrome burn-out (esgotamento físico e/ou mental), que afecta cada vez mais profissionais e atletas, passa por um trabalho individual, interior, de desenvolvimento da mente, em sintonia com o trabalho físico, de desenvolvimento do corpo.

A serenidade e a felicidade são estados mentais que catalisam os resultados positivos dos estudantes e atletas. Contudo, estes lidam com estados mentais opostos, de stress e ansiedade:
Stress – medo de perder / falhar
Ansiedade – expectativa de ganhar


Problema – Controlo das Emoções.
Somos dominados/controlados pelas emoções pois desconhecemos a natureza da nossa mente, vivendo num modo quase permanente de “piloto-automático”, isto é, reagimos emocionalmente às situações variando entre dois modos instintivos: Flight or Fight (Fuga ou Luta / Defesa ou Ataque).

Isto é verdade quer na Vida, quer na Escola, quer no Desporto. As emoções fazem-nos perder o momento, as oportunidades, a intuição, a sabedoria.

Hipótese em Discussão: Desenvolver a nossa inteligência emocional passa por, gradualmente, sermos capazes de “viver plenamente o momento”, sem stress e ansiedade, observando sem julgamento.

Práticas (Respiração e Meditação)
1.      A ponte entre o corpo e a mente faz-se através da respiração.
2.      A ponte entre a mente intelectual e a mente emocional faz-se através da prática Mindfulness (atenção plena ao momento presente).


Estado da Arte

Mindfulness na Escola - vários estudos indicam que a prática da meditação ajuda os alunos a diminuir o stress e a ansiedade, melhorando ao mesmo tempo as suas capacidades cognitivas, tais como, atenção, memória, concentração, o que lhes faz melhorar o seu desempenho académico.  (fonte: "Exploring the effects of a Mindfulness Program for Students of Secondary School", International Journal of Knowledge Society, 2011).

Mindfulness no Desporto – “a gestão dos factores psicológicos associados ao desempenho desportivo tem sido uma preocupação constante da área da psicologia do desporto. Desde os primeiros estudos sobre a influência da ansiedade no desempenho, passando pela análise das estratégias de coping que os atletas utilizam, até ao conceito mais recente das zonas individuais de funcionamento óptimo (Hanin, 2000), diversas têm sido as abordagens que procuram ajudar os atletas a aplicar plenamente as suas competências físicas, técnicas e tácticas, sem que a componente psicológica as condicione. 

Uma das abordagens mais inovadoras a esta problemática tem sido desenvolvida por Brown, que cruzou o conceito de Mindfulness com a forma como os atletas se motivam para a prática.


Para este autor, o Mindfulness é definido como um estado de atenção a e consciência de aquilo que está a decorrer no presente (Brown & Ryan, 2003).


Parece, assim, que será possível desenvolver estratégias de potenciação do Mindfulness e, desta forma, levar os atletas a apresentar melhores tipos de motivação, que certamente permitiram prolongar o seu empenho, de uma forma equilibrada e saudável”. (fonte: António Palmeira, Universidade Lusófona).


Ver lançamento de  projecto-piloto com a workshop Mindfulness no Desporto e na Vida - a Técnica da Corrida Tibetana (Gang Gyok), com Tulku Lobsang - Janeiro 2013 (link).

..................................................................................................................................................................


AGENDA de TRABALHOS - 21.Maio.2014
Guimarães - Cidade Europeia do Desporto

 20h30 - Recepção dos Participantes

20h45 - Abertura  - Directora da ESFH e Vereador Desporto - CM Guimarães

21h00 - Palestra

1. Engª Ana Paula de AmorimA importância da Inteligência Emocional para o sucesso académico e profissional”
- Assistente Convidada da ESS.IPP (Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto)
- Capacitação para o Empreendedorismo


2. Doutor  Rui Devesa Ramos "A era da atenção plena (mindfullness) na modificação e potenciação da mente - da psicoterapia ao desenvolvimento humano"
- Doutor em Psicologia Clinica e Psicobiologia
- Professor de Psicoterapia e Psicobiologia na UCP - CR Braga
- Técnico Superior de Saúde - Psicoterapeuta no Hospital Pedro Hispano da Unidade Local de Saúde de Matosinhos
- Investigador na área dos Cuidados Paliativos e Psicoterapia

3. Dr. Filipe Serralva - "Saúde, Sucesso e Meditação - um relato pessoal"
- Equipa de Emergência Médica do Estádio do Dragão


21h45 - Painel de Discussão
- Vereador Amadeu Portilha  (CM-Guimarães) -  Presidente da APOGESD (Associação Portuguesa de Gestão do Desporto)
- Dr. Nelson Puga  (FCP) -  Director de Dept. Médico da Equipa Profissional de Futebol Sénior, Director do Departamento Médico da Federação Portuguesa de Voleibol, Mestrado e Especialidade em Medicina Desportiva
- Dr. Filipe Guimarães (VSC) - Médico do departamento Médico VSC, Médico Fisiatra, pós graduado em Medicina Desportiva e Pós Graduado em Acupunctura Médica Contemporânea.
- Dr. Rui Vaz (VSC) - Médico do departamento médico VSC, Médico Fisiatra, Pós graduado em Medicina Desportiva e Master em Traumatologia Desportiva FCBarcelona.
  

22h30 - Encerramento - Jorge Delgado - Director VSC-Voleibol



Sem comentários:

Enviar um comentário