sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Workshop Mindfulness no desporto e na vida - a Técnica de Corrida/Marcha Tibetana, com Tulku Lobsang

A técnica da corrida Tibetana (GANG GYOK)
Guimarães (Cidade Europeia do Desporto - 2013)
29 de Janeiro 2013, 15h30-18h00, Associação Convívio

Esta workshop enquadrou-se no  ciclo de eventos sobre Inteligência Emocional e as Ciências Contemplativas, 28 e 29 Janeiro 2013 Gaia|Guimarães, 

organizado pela TIBETAN VENTURES (Merging Business and Inner Wisdom)
 Registo obrigatório: tibetan.ventures@gmail.com.



Introdução.

Mindfulness e a Técnica de Corrida Tibetana são práticas de Yoga (conjunto de exercícios físico, respiratório e mental) que são o alicerce de uma vida saudável pois implementa o moto "mente sã em corpo são".


Estas práticas são também importantes para os atletas, pois permite-lhes, em particular, ultrapassar emoções primárias (medo e expectativa) fazendo reduzir o stress e aumentar a sua performance.


O medo e a expectativa dominam a nossa vida, roubando-nos energia e felicidade.
No caso do desportista - o medo de perder e a expectativa de ganhar - fazem-o(a) perder concentração, motivação e poder provocando fadiga física e táctica.

Estas práticas ensinam-nos a ultrapassar estas emoções primárias permitindo-nos viver mais felizes e ter mais sucesso no desporto.

 

A Técnica de Corrida Tibetana é uma prática que pode ser aplicada em qualquer modalidade desportiva, permitindo desenvolver um corpo forte e uma mente focada/concentrada. Esta prática foca quatro componentes: alimentação, exercícios respiratórios, exercícios físicos e imagética. A combinação destes aspectos são particularmente importantes para os atletas atingirem um alto rendimento pois irá favorecer uma maior geração de energia catalisando uma maior velocidade, poder e resistência.

Esta prática traz benefícios não só para os atletas mas para todos em geral, pois permite (1) desenvolver um estado de mindfulness (atenção plena) que permite reduzir o estado de stress e (2) criar um estilo de vida mais saudável.

Tulku Lobsang explicou a teoria por trás desta técnica e transmitiu aos participantes uma prática preliminar. 
Descrição da Prática


Tulku Lobsang

O venerável Tulku Lobsang é um mestre budista muito conceituado e um distinto médico de Medicina Tibetana. Com 17 anos, deixou o Tibete para passar a viver no sul da Índia, de modo a aprofundar e completar os seus estudos. Todos os anos, Tulku Lobsang viaja pela Europa, Ásia e América do Norte e do Sul para partilhar os seus profundos conhecimentos das filosofias e práticas budistas tibetanas e dos antigos conhecimentos de cura tântrica.

Tulku Lobsang discusses the need for mindfulness (video).
Tulku Lobsang on the Austrian television about the Tibetan Running Technique (video).


18 de Junho de 2016, Tulku Lobsang Rinpoche organizou o Segundo Dia Internacional do Gang Gyok em Hamburgo, na Alemanha.
O objectivo deste Dia é promover a saúde e a felicidade em todo o mundo.
Rinpoche lançou pela primeira vez o Dia Internacional do Gang Gyok no ano anterior, quando conduziu mais de 700 pessoas numa corrida pelas ruas de Dharamsala, na Índia.
Milhares de pessoas em todo o mundo manifestaram o seu apoio, organizando eventos locais de Gang Gyok e fazendo com que este evento fosse verdadeiramente internacional.



Mindfulness

A atitude de mindfulness pode traduzir-se como atenção plena, mente alerta ou consciência plena e caracteriza-se por uma atenção ampla e tolerante à generalidade dos fenómenos conscientes, nomeadamente a cognições e sensações sem qualquer crítica ou juízo de valor. A aplicação das práticas mindfulness está a ser cada vez mais investigada por parte da comunidade científica no sentido de perceber e comprovar os benefícios da mindfulness na saúde tomada na sua unicidade – física e psíquica.

Na prática desportiva, a meditação auxilia na capacidade de focar a atenção, na autoconfiança e no funcionamento do organismo como um todo. Sentindo-se mais equilibrado e concentrado, naturalmente o atleta optimiza a sua performance.


Medo e Expectativa: Medo de Perder e a Expectativa de Ganhar

A gestão dos factores psicológicos associados ao desempenho desportivo tem sido uma preocupação constante da área da psicologia do desporto. Desde os primeiros estudos sobre a influência da ansiedade no desempenho, passando pela análise das estratégias de coping que os atletas utilizam, até ao conceito mais recente das zonas individuais de funcionamento óptimo (Hanin, 2000), diversas têm sido as abordagens que procuram ajudar os atletas a aplicar plenamente as suas competências físicas, técnicas e tácticas, sem que a componente psicológica as condicione.

Uma das abordagens mais inovadoras a esta problemática tem sido desenvolvida por Brown, que cruzou o conceito de mindfulness com a forma como os atletas se motivam para a prática. Para este autor, o mindfulness é definido como um estado de atenção a e consciência de aquilo que está a decorrer no presente (Brown & Ryan, 2003).

Parece, assim, que será possível desenvolver estratégias de potenciação do mindfulness e, desta forma, levar os atletas a apresentar melhores tipos de motivação, que certamente permitiram prolongar o seu empenho, de uma forma equilibrada e saudável (António Palmeira, Universidade Lusófona).















Sem comentários:

Enviar um comentário