domingo, 19 de maio de 2013

Empreendedorismo: ser livre - Sabedoria e Empatia

Na vida temos duas opções: seguir a via da liberdade ou a via da segurança:
=> Um abre caminhos, horizontes através de um circulo virtuoso de acontecimentos;
=> Outro fecha, limita, aprisiona, num circulo vicioso de emoções (ignorância, apego, raiva).

Ignorância significa não reconhecermos que a nossa natureza é liberdade;
só na liberdade encontramos felicidade:
 
"The heart is free;
We just need the courage to follow it"
 
Um empreendedor é um guerreiro (pacífico) que procura expandir a sua existência a dois níveis:
 
1) abrindo a sua mente, libertando-se das suas  "verdades" (preconceitos e percepções distorcidas da realidade) de forma a desenvolver a sua sabedoria (intuição, insight).
 
2) abrindo o seu coração, libertando-se dos seus medos e expectativas, de forma a desenvolver a sua empatia (interna e externa) e conseguir aplicar os principios Lean Start-Up (Eric Reyes), Customer Development (Steve Blank) e Design Thinking (Tim Brown).
 
Quanto menos limitações mentais tivermos, mais aptos estamos a nos conetar com as pessoas, quer a nível pessoal (familia, amigos) quer a nível professional (clientes de diferentes segmentos de mercado), permitindo-nos identificar as suas necessidades e antecipar oportunidades.
 
Ao cortar (eliminar) as minhas "verdades", vou diminuindo a minha ignorância, o que me permite ir desenvolvendo a minha inteligência emocional.

À medida que a minha inteligência emocional aumenta, vou cortando com medos e expectativas, resultantes de viver em piloto-automático, sob o comando do cérebro reptiliano (ler mais aqui).

À medida que corto medos e expectativas, a minha Empatia aumenta.


Quais as "verdades" então a reter?

1) A minha missão na vida é ser feliz, é ser livre, ...
2) sem prejudicar os outros.


Aprende a ser livre com as práticas Fast2yoga - desenvolve a tua inteligência emocional aqui e agora:
Vajra2Yoga - o Yoga dos 5 Elementos: (link1).
Tog Chöd - o Yoga da Espada da Sabedoria (link2).


Sem comentários:

Enviar um comentário