quinta-feira, 1 de maio de 2014

Purificação do ser (corpo-palavra-mente)


Ao purificarmos as nossas emoções, estamos a tratar do nosso corpo.
Ao purificarmos o nosso corpo, estamos a tratar da nossa mente emocional.

A respiração (palavra) faz a ponte entre o corpo e a mente.

A prática dos 5 elementos - Lu Jong permite trabalhar corpo e mente nas suas várias dimensões:
- estrutural (músculos, coluna vertebral, articulações, etc),
- energética (canais),
- mental/emocional (pensamentos e emoções).


Através desta e outras práticas de Yoga Tibetano, potenciadas pela meditação analítica da filosofia subjacente, trabalhamos corpo-palavra-mente segundo duas abordagens complementares, em perfeita sinergia:


Na prática do Tog Chöd, cortamos medos e expectativas. 

Na prática de Lu Jong e Tsa Lung, 
cortamos os 5 principais venenos mentais: 
ignorância, raiva e apego, orgulho e ciúme.

1) Praticando o Yoga Tibetano da linhagem do Venerável Mestre Tulku Lobsang (Tog Chöd, Lu Jong e Tsa Lung), trabalhamos o nosso corpo subtil, os nossos canais energéticos e fazemos fluir a nossa energia correctamente, diminuindo/eliminando pensamentos e emoções negativas;

2) O contrário também é verdadeiro: através da meditação analítica, aprendemos a controlar e a transformar a nossa mente (pensamentos e emoções), fazendo fluir a nossa energia corretamente.

Desta forma iniciamos um caminho de transformação para um estado de felicidade permanente, e não temporário, que apenas nos trás mais sofrimento por ser tão fugaz.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

A coragem da compaixão


"A compaixão e o amor são as virtudes mais preciosas da vida. 

Por serem muito simples, são difíceis de serem colocados em prática. 

A compaixão só poderá ser plenamente cultivada à medida que se reconhece que cada ser humano é parte da humanidade e pertencente à família humana, independente de religião, raça, cultura, cor e ideologia. 

A verdade é que não há diferença alguma entre os seres humanos." 

Dalai Lama ‪#‎dalailama‬


Pratica o Yoga da Compaixão:

Dá-te coragem, corta medos e expectativas, aumentando a tua auto-confiança e auto-estima, respectivamente.

domingo, 27 de abril de 2014

Mindfulness no Desporto, na Escola e na Vida - Gestão do Stress e da Ansiedade

Introdução:
A redução do stress e da ansiedade, a prevenção do síndrome burn-out (esgotamento físico e/ou mental), que afecta cada vez mais profissionais e atletas, passa por um trabalho individual, interior, de desenvolvimento da mente, em sintonia com o trabalho físico, de desenvolvimento do corpo.

A serenidade e a felicidade são estados mentais que catalisam os resultados positivos dos estudantes e atletas. Contudo, estes lidam com estados mentais opostos, de stress e ansiedade:
Stress – medo de perder / falhar
Ansiedade – expectativa de ganhar


Problema – Controlo das Emoções.
Somos dominados/controlados pelas emoções pois desconhecemos a natureza da nossa mente, vivendo num modo quase permanente de “piloto-automático”, isto é, reagimos emocionalmente às situações variando entre dois modos instintivos: Flight or Fight (Fuga ou Luta / Defesa ou Ataque).

Isto é verdade quer na Vida, quer na Escola, quer no Desporto. As emoções fazem-nos perder o momento, as oportunidades, a intuição, a sabedoria.

Hipótese em Discussão: Desenvolver a nossa inteligência emocional passa por, gradualmente, sermos capazes de “viver plenamente o momento”, sem stress e ansiedade, observando sem julgamento.

Práticas (Respiração e Meditação)
1.      A ponte entre o corpo e a mente faz-se através da respiração.
2.      A ponte entre a mente intelectual e a mente emocional faz-se através da prática Mindfulness (atenção plena ao momento presente).


Estado da Arte

Mindfulness na Escola - vários estudos indicam que a prática da meditação ajuda os alunos a diminuir o stress e a ansiedade, melhorando ao mesmo tempo as suas capacidades cognitivas, tais como, atenção, memória, concentração, o que lhes faz melhorar o seu desempenho académico.  (fonte: "Exploring the effects of a Mindfulness Program for Students of Secondary School", International Journal of Knowledge Society, 2011).

Mindfulness no Desporto – “a gestão dos factores psicológicos associados ao desempenho desportivo tem sido uma preocupação constante da área da psicologia do desporto. Desde os primeiros estudos sobre a influência da ansiedade no desempenho, passando pela análise das estratégias de coping que os atletas utilizam, até ao conceito mais recente das zonas individuais de funcionamento óptimo (Hanin, 2000), diversas têm sido as abordagens que procuram ajudar os atletas a aplicar plenamente as suas competências físicas, técnicas e tácticas, sem que a componente psicológica as condicione. 

Uma das abordagens mais inovadoras a esta problemática tem sido desenvolvida por Brown, que cruzou o conceito de Mindfulness com a forma como os atletas se motivam para a prática.


Para este autor, o Mindfulness é definido como um estado de atenção a e consciência de aquilo que está a decorrer no presente (Brown & Ryan, 2003).


Parece, assim, que será possível desenvolver estratégias de potenciação do Mindfulness e, desta forma, levar os atletas a apresentar melhores tipos de motivação, que certamente permitiram prolongar o seu empenho, de uma forma equilibrada e saudável”. (fonte: António Palmeira, Universidade Lusófona).


Ver lançamento de  projecto-piloto com a workshop Mindfulness no Desporto e na Vida - a Técnica da Corrida Tibetana (Gang Gyok), com Tulku Lobsang - Janeiro 2013 (link).

..................................................................................................................................................................


AGENDA de TRABALHOS - 21.Maio.2014
Guimarães - Cidade Europeia do Desporto

 20h30 - Recepção dos Participantes

20h45 - Abertura  - Directora da ESFH e Vereador Desporto - CM Guimarães

21h00 - Palestra

1. Engª Ana Paula de AmorimA importância da Inteligência Emocional para o sucesso académico e profissional”
- Assistente Convidada da ESS.IPP (Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto)
- Capacitação para o Empreendedorismo


2. Doutor  Rui Devesa Ramos "A era da atenção plena (mindfullness) na modificação e potenciação da mente - da psicoterapia ao desenvolvimento humano"
- Doutor em Psicologia Clinica e Psicobiologia
- Professor de Psicoterapia e Psicobiologia na UCP - CR Braga
- Técnico Superior de Saúde - Psicoterapeuta no Hospital Pedro Hispano da Unidade Local de Saúde de Matosinhos
- Investigador na área dos Cuidados Paliativos e Psicoterapia

3. Dr. Filipe Serralva - "Saúde, Sucesso e Meditação - um relato pessoal"
- Equipa de Emergência Médica do Estádio do Dragão


21h45 - Painel de Discussão
- Vereador Amadeu Portilha  (CM-Guimarães) -  Presidente da APOGESD (Associação Portuguesa de Gestão do Desporto)
- Dr. Nelson Puga  (FCP) -  Director de Dept. Médico da Equipa Profissional de Futebol Sénior, Director do Departamento Médico da Federação Portuguesa de Voleibol, Mestrado e Especialidade em Medicina Desportiva
- Dr. Filipe Guimarães (VSC) - Médico do departamento Médico VSC, Médico Fisiatra, pós graduado em Medicina Desportiva e Pós Graduado em Acupunctura Médica Contemporânea.
- Dr. Rui Vaz (VSC) - Médico do departamento médico VSC, Médico Fisiatra, Pós graduado em Medicina Desportiva e Master em Traumatologia Desportiva FCBarcelona.
  

22h30 - Encerramento - Jorge Delgado - Director VSC-Voleibol



quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Pegada Espiritual = {Felicidade + Riqueza}

A felicidade é essencialmente um estado mental e depende da riqueza que EU consigo gerar, manter e distribuir na minha vida.

Para ser feliz EU preciso de gerar, manter e distribuir riqueza a 3 níveis:
1) Riqueza exterior (dinheiro, bens materiais, etc)
2) Riqueza interior (saúde, mais ligada ao corpo)
3) Riqueza secreta (sabedoria, mais ligada à mente).

Qual destas é mais importante para a minha felicidade e sucesso na vida? SABEDORIA.

Por isso que trabalhar a mente é tão importante, através da Meditação (práticas Mindfulness e Compaixão). Pois a mente tem um potencial infinito de gerar felicidade (e sofrimento).

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Equilíbrio Interior - práticas simples e rápidas para lidarmos com o stress, burn-out e depressão

Na workshop Equilíbrio Interior, com Tulku Lobsang (da qual fui tradutora), que decorreu ontem em Fão, a principal mensagem é esta:

"A felicidade é uma escolha. A tua escolha.
 Despacha-te pois a vida é muita curta. Se não és feliz, então de que serve viver?"

Então o que temos que fazer para sermos felizes?
Sermos formigas ou cigarras?

Na verdade, como em tudo o que são ensinamentos Budistas, devemos seguir o caminho do meio.

Na vida devemos assim procurar gerar 3 tipos de riquezas: riqueza exterior, riqueza interior e riqueza secreta.

A riqueza exterior refere-se fundamentalmente ao dinheiro.
A riqueza interior refere-se à saúde, e está  ligada ao nosso corpo.
A riqueza secreta refere-se à sabedoria (ou amor), e está ligada à nossa mente.

A mais importante é a riqueza secreta, a nossa mente, pois esta tem a capacidade de gerar felicidade infinita.

(O oposto também é verdade: a nossa mente tem a capacidade de gerar um sofrimento imenso; como é então possível que tantas pessoas ricas e saudáveis desistam de viver e escolham o suicídio? Não encontram um sentido para a sua existência...)

É porque a nossa mente é tão importante que precisamos de um corpo saudável (porque é neste corpo que habitamos, vivemos).
E é porque precisamos de um corpo saudável que precisamos de riqueza exterior.

"A felicidade é uma escolha",
Tulku Lobsang
O stress, burn-out, depressões surgem porque não sabemos balancear a nossa vida, não sabemos equilibrar estes três tipos de riquezas.

Segundo Tulku Lobsang, os praticantes "laicos" - pessoas que levam vidas normais (família, trabalho, estudo, etc) - devem equilibrar o seu tempo na procura de riqueza (felicidade) da seguinte forma:

riqueza exterior (dinheiro) - 80%
riqueza interior (corpo-saúde) - 15%
riqueza secreta (mente-sabedoria) - 5%.

Já os praticantes espirituais ("profissionais") organizam o seu tempo ao contrário, dedicando 80% do dia ao treino da  mente, gerando sabedoria e amor através de práticas de Mindfulness, Compassion, Emptiness.

Se praticarmos Lu Jong - 5 elementos (prática diária de 10-15 minutos) estamos simultaneamente a trabalhar corpo, respiração e mente.





quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

TULKU LOBSANG - Fevereiro 2014



Porto - Sutra do Coração 
 Esposende - Equilíbrio Interior
Braga - Sexualidade e Espiritualidade

inscrições - site oficial






1 e 2 FEVEREIRO | PORTO
SEMINÁRIO: “Sutra do Coração”
O Sutra do Coração é um dos mais famosos e poderosos ensinamentos budistas. Aprendendo o Sutra do Coração, temos a oportunidade de desenvolver uma sabedoria profunda acerca da natureza fundamental de nós próprios e da realidade. Este ensinamento inclui os skandhas, as quatro nobres verdades, o ciclo da interdependência e a vacuidade.

Através do Sutra do Coração, aprendemos que a nossa forma condicionada de pensar — os nossos hábitos de julgar, separar, rotular os aspectos e os agregados — nos impede de reconhecer a verdadeira natureza dos fenómenos como vazia.






3 FEVEREIRO | FÃO ESPOSENDE

19h30-22h00 WORKSHOP – “COMO ENCONTRAR O EQUILIBRIO INTERIOR?” 


Quantas vezes começou a fazer algo e não terminou? Como é possível que saibamos exactamente o que é melhor para nós e não o façamos? Não fazemos o que devíamos fazer. Porquê?

O primeiro passo para descobrir o nosso equilíbrio interior é derrotar a nossa preguiça. Se a preguiça levar a melhor, vai ficando cada vez mais forte. E acaba por dar origem ao medo e expectativas. A preguiça faz com que os dias passem na nossa vida sem os termos vivido realmente. Mas se quisermos que as ideias na nossa cabeça se tornem cada vez mais claras e manifestas, temos de tomar decisões. Sabemos frequentemente o que é melhor para nós. Já sabemos o que devemos comer para nos sentirmos bem e como deveríamos organizar o nosso dia para nos sentirmos completos. Então, o primeiro obstáculo para descobrir o nosso equilíbrio interior é a nossa preguiça. Quando não ultrapassamos a nossa preguiça, a preguiça vence e ficamos à mercê dela.




4 FEVEREIRO |BRAGA
19h30-22h00 WORKSHOP – “SEXUALIDADE & ESPIRITUALIDADE” 
A descoberta da energia sexual é um processo de transformação. A prática do amor incondicional desprovido de ego é a base para atingir a felicidade pura, profunda e completa. Isto porque só conseguimos existir através da existência de energia sexual. A energia sexual permite-nos, por exemplo, ver algo como belo. É frequente confundirmos amor com desejo e satisfação sexual. Através da abstinência física, conseguimos concentrar-nos completamente na nossa prática espiritual. Quando tivermos avançado bastante na prática espiritual, poderemos incluir a nossa própria sexualidade na nossa prática. Porque a energia sexual pode ser usada para ultrapassar emoções negativas como o apego e o desejo.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Programa de Formação LAF - Liberdade, Amor, Felicidade

"Love is the magic of happiness", Tulku Lobsang
Fast2Yoga lança a 1ª edição do Programa de Formação LAF (Liberdade, Amor e Felicidade) orientado especialmente para terapeutas, reikianos, voluntários que dedicam a sua vida a ajudar os outros, procurando aliviar-lhes o sofrimento.

Este programa irá capacitar todos neste processo, dado que iremos explorar as razões do sofrimento (emocional) e como depende de cada um alcançarmos a felicidade.

Ser feliz é um estado mental; é a nossa obrigação. Só assim podemos realmente ajudar os outros, transformar o mundo.

Este processo de mudança passa primeiro por realizarmos e aprendermos a viver plenamente o momento (libertando-nos do medo e das expectativas - os nossos maiores inimigos).

A fase seguinte passa por realizar que o "momento" é composto por 3 dimensões, que podem criar círculos viciosos (afundando-nos) ou círculos virtuosos (elevando-nos).

Programa: https://www.facebook.com/events/755486367800304/

Para mais informações: 912422751
Inscrições obrigatórias: dolma.ventures@gmail.com

Inteligência Emocional e Budismo - Sutra do Coração (1-2 Fevereiro - Porto)

Tulku Lobsang em audiência com SS 14º Dalai Lama
Para desenvolvermos a nossa inteligência emocional precisamos primeiros de compreender a natureza da nossa mente e a natureza dos fenómenos.

As Ciências Contemplativas do Budismo Tibetano oferecem-nos Sabedoria e Métodos preciosos para alcançarmos essa compreensão, com vista à Libertação (do sofrimento) e à Felicidade.


Um dos ensinamentos mais preciosos é o Sutra do Coração.

O Venerável Mestre Tulku Lobsang volta a Portugal (Porto, Esposende, Braga) para transmitir mais ensinamentos preciosos sobre Liberdade, Amor, e Felicidade.

Destaco em particular o seminario "Sutra do Coração" (Porto | 1-2 Fevereiro 2014): O Sutra do Coração é um dos mais famosos e poderosos ensinamentos budistas. Aprendendo o Sutra do Coração, temos a oportunidade de desenvolver uma sabedoria profunda acerca da natureza fundamental de nós próprios e da realidade. Através do Sutra do Coração, aprendemos que a nossa forma condicionada de pensar — os nossos hábitos de julgar, separar, rotular os aspectos e os agregados — nos impedem de reconhecer a verdadeira natureza dos fenómenos como vazia. Mesmo os nossos conceitos de “nascimento” e “morte” derivam de uma perspectiva dualista e limitada. Quando entendemos que todas as nossas emoções, pensamentos e sentimentos nem sequer provêm a 100% de nós mesmos, começamos a dissolver o conceito de um “eu” separado.

Inscrevam-se no site oficial: http://www.tulkulamalobsang.org/tourplan/302

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Viver o Momento a 3 dimensões (Liberdade, Amor, Felicidade) - 1ª edição Ciclo de Workshops LAF@CENIF 2014

Tulku Lobsang e Ana Paula Amorim (Lobsang Dolma)
Inicia amanhã no CENIF, Guimarães, um ciclo de workshops mensais focando os ensinamentos preciosos do Venerável Mestre Tulku Lobsang sobre como viver com saúde e felicidade.

O amor é a chave, quer para um corpo saudável e cheio de "bliss" quer para uma mente feliz. 

Mas a nossa natureza humana ("inteligência emocional") transforma esta dádiva do amor numa fonte de sofrimento.

Aprende porquê e como inverter esta situação. Só tu o podes fazer.

Aprende a viver em harmonia.
Aprende a viver o momento.
Aprende que a vida tem três eixos que é necessário equilibrar e purificar:

1) a relação Eu-EU, através do Poder do Agora (Power of Now: Mindfulness) - Felicidade
2) a relação Eu-Outros, através do Poder do Amor (Compassion) - Amor
3) a relação Eu-Vida, através do Poder da Mudança (Emptiness) - Liberdade

Estas relações são inter-dependentes, sinergéticas.
Com elas, tanto podes criar um circulo vicioso que te afunda, ou um circulo virtuoso que te eleva.

Os três "poderes" complementam-se neste processo de abertura, libertação, iluminação.


Para mais informações: link 
Inscrições: dolma.ventures@gmail.com / 912422751

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Workshops Felicidade, Mindfulness e Respiração, segundo a linhagem Tibetana de Tulku Lobsang



A felicidade é um estado mental que só é possível atingir através de Mindfulness:
atenção plena ao momento presente.

O “momento” deve de ser vivido a três dimensões,
em relações de interdependência:

relação com o Eu, com os Outros, com a Vida. 
relação com o Eu, com os Outros, com a Vida.


Mindfulness abre-nos a porta para esta Vida a 3D.




A respiração é a ponte entre o corpo e a mente.

Aprende a utilizá-la.





Nivel I – Redução do Stress e Ansiedade (Serenidade)
11 Janeiro (10h-11h30)

Nivel II – Aumento da Vitalidade e Bem-Estar (Bliss)
25 Janeiro (10h-11h30)


Formadora – Ana Paula de Amorim ( professora certificada por Tulku Lobsang)
Local - CENIF (Guimarães)

Inscrições obrigatórias - dolma.ventures@gmail.com / 912422751
Contribuição – 15 € (alunos CENIF – 10€)